Na Reunião Plenária dessa quinta, o deputado Romário Dias, do PSD, criticou os ministros do Supremo Tribunal Federal, Roberto Barroso e Gilmar Mendes, que se agrediram verbalmente durante a sessão da última quarta. “A mais alta corte se digladiando com palavras de baixo calão. Um dizendo coisas ao outro que realmente eu jamais ouvi falar em casa pública desde Câmara de Vereadores, aqueles que têm menos estudos e nas mais altas reuniões políticas.” Os deputados Terezinha Nunes, do PSDB, e Aluísio Lessa e Waldemar Borges, ambos do PSB, também condenaram a troca de farpas entre os ministros do STF.
Já a deputada Laura Gomes, do PSB, apresentou Nota de Repúdio contra as declarações da desembargadora do Rio de Janeiro, Marília Castro Neves. A jurista fez comentários preconceituosos a respeito de pessoas com deficiência nas redes sociais.“É importante a gente cada vez mais reforçar e nos indignarmos em relação a uma ação tão preconceituosa de uma pessoa que tinha o dever de estar lutando para destravar, desbravar cada vez mais o não-preconceito.”
A deputada Priscila Krause, do Democratas, relatou os esforços dos parlamentares da Alepe para acompanhar e fiscalizar as obras e o funcionamento da Hemobrás, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia. Priscila destacou a necessidade de garantir o fator recombinante oito, produzido pela empresa, aos pacientes que fazem uso da substância.
“A nossa maior preocupação em curto prazo, era a questão de um possível desabastecimento de fator oito coagulante para a população que necessita do produto, do medicamento. Inclusive, em relação a isso, o Ministério Público Federal que esteve presente em todas as nossas ações e em reuniões da Frente Parlamentar, ajuizou algumas ações na Justiça obrigando o ministro da Saúde a fazer a compra desses medicamentos.”
O presidente da Comissão de Meio Ambiente, Zé Maurício, do PP, aproveitou as comemorações pelo Dia Mundial da Água para lembrar a necessidade de zelo pelos recursos hídricos de Pernambuco. O parlamentar lamentou a baixa adesão das prefeituras à carta de compromisso em defesa do Rio Capibaribe.“A proposta de assinatura de uma carta de compromisso com os princípios para proteção de água da bacia hidrográfica, mas infelizmente essa carta da bacia hidrográfica do Rio Capibaribe deveria estar assinada por todos os municípios, mas dos 42 municípios que são banhados pelo rio, nem todos assinaram. Isso é uma prova de que os gestores precisam entender a preocupação e que os recursos hídricos estão sofrendo pelo descaso da gestão pública.” Os deputados José Humberto Cavalcanti, do PTB, e Henrique Queiroz, do PR, também pediram mais atenção para preservar o Rio Capibaribe.
Já Ricardo Costa, do MDB, homenageou a Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife, que completa 29 anos de atividades. “É com alegria que venho à tribuna nessa manhã prestar uma singela e justa homenagem à Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife, a ABCR, que no dia 14 de maio próximo completará 29 anos de profícuo trabalho, e também à figura lendária de Tomé Ferreira de Lima, mais conhecido como Zezinho do Coco.” Os parlamentares quebraram o protocolo e convidaram o barraqueiro Zezinho do Coco para se pronunciar na tribuna.“Quero dizer a vocês que Tomé Ferreira Lima é um garoto de 70 anos que nunca teve o direito de chegar a uma sala de aula, mas Deus deu esse prazer e essa inteligência para ter criado os filhos e ter educado.” O comerciante trabalha há quarenta anos vendendo coco na orla de Boa Viagem.